Criptomoedas de todos os tipos fazem uso da tecnologia conhecida como blockchain. As cadeias de bloco agem como sistemas descentralizados para registrar e documentar transações que ocorrem envolvendo uma moeda digital específica.
Simplificando, o blockchain é um livro de transações que mantém cópias idênticas em cada computador membro dentro de uma rede. O fato de a razão ser distribuída por cada parte da rede ajuda a facilitar a segurança do blockchain.
Embora o Bitcoin e outras criptomoedas tenham sido as mais discutidas inovações possibilitadas pelo blockchain, essa tecnologia continua nos surpreendendo com seus usos em diversos setores.
É possível que a tecnologia blockchain seja vista como a inovação mais importante dos últimos anos. Abaixo, veremos mais de perto a blockchain e por que essa tecnologia pode ser valiosa para empresas de todos os tipos.
Noções básicas de blockchain
Os blocos e o conteúdo dentro do blockchain são protegidos por criptografia poderosa, que garante que transações anteriores na rede não possam ser falsificadas ou destruídas.
Dessa forma, a tecnologia blockchain permite que uma moeda digital mantenha uma rede de transações confiável sem depender de uma autoridade central. É por esse motivo que as moedas digitais são consideradas “descentralizadas”.
Embora o blockchain seja mais famoso por seu papel em facilitar o aumento das moedas digitais nos últimos anos, também existem muitos outros usos que não são de criptomoeda para esta tecnologia.
De fato, alguns defensores da blockchain acreditam que a tecnologia poderia superar as próprias criptomoedas em termos de seu impacto geral e que o potencial real da blockchain está apenas agora sendo descoberto.
Como tal, é provável que os consultores financeiros e muitos outros no mundo dos investimentos encontrem muito mais a tecnologia blockchain nos próximos anos, esteja ela vinculada a uma criptomoeda específica ou sendo utilizada em várias outras aplicações.
Quem já está usando o blockchain?
O Bitcoin é o exemplo mais conhecido da tecnologia blockchain, mas é acompanhado por um número crescente de adotantes.
Por exemplo, a cadeia de suprimentos de fabricação de garrafas da Coca-Cola, Coke One North America (CONA), confirmou o projeto piloto com o fornecedor de software SAP, que deve expandir de 2 para 70 fabricantes que entregam diariamente 160.000 garrafas de Coca-Cola.
Este projeto tem como objetivo melhorar a distribuição para os participantes, uma vez que os fabricantes poderão acessar o blockchain permitido contendo os pedidos e requisitos um do outro, tornando-o mais transparente e à prova de erros. Quando se trata de cadeias maiores, onde há muitas transações entre empresas, a ineficiência é um problema generalizado. Além disso, passar por intermediários às vezes pode retardar imensamente o processo.
Além da Coca, outras empresas já estão utilizando o blockchain em seus processos, tais como:
- Spotify, para gerenciar direitos autorais;
- IBM, para criar uma ferramenta de rastreamento para empresas de transporte e redes de varejo;
- Kodak, para criar armazenamento para fotos.
O que o futuro reserva para o blockchain
O Blockchain é uma tecnologia emergente, portanto, as previsões ainda são mistas sobre seu potencial.
O relatório Trend Insight da empresa de análise Gartner fez a seguinte previsão:
- Até 2022, apenas 10% das empresas conseguirão qualquer transformação radical usando o blockchain;
- Até 2022, pelo menos um negócio inovador construído sobre a tecnologia blockchain valerá US $ 10 bilhões;
- Até 2026, o valor comercial agregado pela blockchain aumentará para pouco mais de US $ 360 bilhões, depois até 2030 aumentará para mais de US $ 3,1 trilhões.
Enquanto seus usos ainda estão sendo desvendados, a tecnologia blockchain certamente será transformadora no setor de tecnologia e TI nos próximos anos, semelhante ao que a internet fez no mundo nos anos 90 e início dos anos 2000.
Gostou do nosso artigo? Acompanhe nosso blog para muito mais novidades sobre o mundo da tecnologia!